terça-feira, 25 de outubro de 2016



 Resultado de imagem para industria cultural
"Todos somos consumidores e todos somos produto."

A Indústria Cultural, segundo Adorno e Horkheimer, possui padrões que se repetem com a intenção de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo.

A decadência da oferta espelha-se na penosa invenção dos artigos para presente, que já pressupõem o fato de não se saber o que presentear porque, na verdade, não se tem nenhuma vontade de fazê-lo.
                                                                                                                    Theodor Adorno

Desconfia de quem pretende que só se pode melhorar a totalidade, ou coisa nenhuma. Essa é a mentira permanente dos que, na realidade, não querem se engajar e que se desculpam diante de cada obrigação concreta remetendo à grande teoria. Eles racionalizam sua desumanidade.
                                                                                                                 Max Horkheimer


Resultado de imagem Resultado de imagem
Theodor Adorno                   Max Horkheimer                                  

Indústria Cultural
Resultado de imagem para industria cultural
Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), pensadores alemães, procuraram analisar a relação entre cultura e ideologia com base no conceito de indústria cultural. Apresentaram esse conceito em 1947, no texto A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. Nele, afirmavam que o conceito de indústria cultural permitia explicar o fenômeno da exploração comercial e a vulgarização da cultura, como também a ideologia da dominação. A preocupação básica era com a emergência de empresas interessadas na produção em massa de bens culturais, como qualquer mercadoria (roupas, automóveis, sabonetes, etc.), visando exclusivamente ao consumo, tendo como fundamentos a lucratividade e a adesão incondicional ao sistema dominante.
Adorno e Horkheimer apontaram a possibilidade de homogeneização das pessoas, grupos e classes sociais; esse processo atingiria todas as classes, que seriam seduzidas pela indústria cultural, pois esta coloca a felicidade imediatamente nas mãos dos consumidores mediante a compra de alguma mercadoria ou produto cultural. Cria-se assim uma subjetividade uniforme e, por isso, massificada.
Nos mais diversos filmes de ação, somos tranquilizados com a promessa de que o vilão terá um castigo merecido. Tanto nos sucessos musicais quanto nos filmes, a vida parece dizer que tem sempre as mesmas tonalidades e que devemos nos habituar a seguir os compassos previamente marcados. Dessa forma, sentimo-nos integrados numa sociedade imaginária, sem conflitos e sem desigualdades.
A diversão, nesse sentido, é sempre alienante, conduz à resignação e em nenhum momento nos instiga a refletir sobre a sociedade em que vivemos. A indústria cultural transforma as atividades de lazer em um prolongamento do trabalho, promete ao trabalhador uma fuga do cotidiano e lhe oferece, de maneira ilusória, esse mesmo cotidiano como paraíso. Por meio da sedução e do convencimento, a indústria cultural vende produtos que devem agradar ao público, não para fazê-lo pensar com informações novas que o perturbem, mas para propiciar-lhe uma fuga da realidade. Tal fuga, segundo Adorno, faz que o indivíduo se aliene, para poder continuar aceitando com um “tudo bem” a exploração do sistema capitalista.
Nelson Dacio Tomazi - Sociologia para o Ensino Médio - Editora Saraiva - 2010 - p.183-184


Atividade: Acesse o link acima e  a  partir do vídeo responda aos questionamentos propostos:

01 - O que o autor do vídeo - Henry Bugalho - quer explicar quando diz que todos somos consumidores e todos somos produtos?

02 - Que estratégias, segundo o autor do vídeo, a Indústria Cultural se utiliza para vender seus produtos?

03 - Por que se considera que Adorno é pessimista em relação à Indústria Cultural e o público consumidor/produto?

04 - Reflita: O consumidor escolhe não refletir; se ele reflete, é excluído.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Lagoa Aguiar





"Hoje é o primeiro dia do resto da minha vida. O futuro só depende do que fazemos no presente. Um passo de cada vez".

Mahatma Gandhi

LAGOA AGUIAR

Faça de conta que uma empreiteira comprou diversos imóveis na Lagoa Aguiar - Jacupemba - Aracruz - ES e pretende construir no local um grande empreendimento turístico – que envolverá a construção de spas e centro de convenções, entre outros. A cidade se divide entre os que defendem a preservação da lagoa como patrimônio natural e os que são favoráveis ao novo empreendimento, alegando que ele gerará novos empregos e movimentará a economia local.


Questionamento:

Como o seu grupo se posicionaria sobre tal projeto e por quê?

Entrega da tarefa no dia 19 de maio de 2016



Grupos de Trabalho:


3ª M01


GRUPO 01
GRUPO 02
GRUPO 03
GRUPO 04
ITALO
VITÓRIA
LAYLA
MATEUS
CELINI
LUCAS
ANA CAROLINA
JHONATAN
TAMIRES
GABRIELA
WENDER
ANDRESSA
RAFAEL
MARCELY
GABRIEL F.
KAROLAINE
VIVIANE
WDSON
RAKELLY
GABRIEL M.
MARIELY
VINICIUS
ISAMARA
PATRÍCIA
LEANDRO
BRUNO
ADRIANA
LARISSA









3ª M02

GRUPO 01
GRUPO 02
GRUPO 03
GRUPO 04
FLÁVIO
JULIANA
DIEGO
KAMMIRY
MARCOS VINICIUS
BEATRIZ
DANIELLE
EDUARDA M.
JÉSSICA
BRENO
EDUARDA F.
JOÃO VICTOR
DÉBORA
KEILA
MOACIR
LUIS GUSTAVO
JULIENE
GABRIEL
GLEIZEANA
VITOR
CAROLINE SAN
LILIANE
KATRINI
JOVANA
MÁRIO JUNIOR
NATHÁLIA
CAROLINE SOUZA
CARLOS EDUARDO
ESTER
RONYSON