terça-feira, 25 de outubro de 2016



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"Todos somos consumidores e todos somos produto."

A Indústria Cultural, segundo Adorno e Horkheimer, possui padrões que se repetem com a intenção de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo.

A decadência da oferta espelha-se na penosa invenção dos artigos para presente, que já pressupõem o fato de não se saber o que presentear porque, na verdade, não se tem nenhuma vontade de fazê-lo.
                                                                                                                    Theodor Adorno

Desconfia de quem pretende que só se pode melhorar a totalidade, ou coisa nenhuma. Essa é a mentira permanente dos que, na realidade, não querem se engajar e que se desculpam diante de cada obrigação concreta remetendo à grande teoria. Eles racionalizam sua desumanidade.
                                                                                                                 Max Horkheimer


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Theodor Adorno                   Max Horkheimer                                  

Indústria Cultural
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Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), pensadores alemães, procuraram analisar a relação entre cultura e ideologia com base no conceito de indústria cultural. Apresentaram esse conceito em 1947, no texto A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. Nele, afirmavam que o conceito de indústria cultural permitia explicar o fenômeno da exploração comercial e a vulgarização da cultura, como também a ideologia da dominação. A preocupação básica era com a emergência de empresas interessadas na produção em massa de bens culturais, como qualquer mercadoria (roupas, automóveis, sabonetes, etc.), visando exclusivamente ao consumo, tendo como fundamentos a lucratividade e a adesão incondicional ao sistema dominante.
Adorno e Horkheimer apontaram a possibilidade de homogeneização das pessoas, grupos e classes sociais; esse processo atingiria todas as classes, que seriam seduzidas pela indústria cultural, pois esta coloca a felicidade imediatamente nas mãos dos consumidores mediante a compra de alguma mercadoria ou produto cultural. Cria-se assim uma subjetividade uniforme e, por isso, massificada.
Nos mais diversos filmes de ação, somos tranquilizados com a promessa de que o vilão terá um castigo merecido. Tanto nos sucessos musicais quanto nos filmes, a vida parece dizer que tem sempre as mesmas tonalidades e que devemos nos habituar a seguir os compassos previamente marcados. Dessa forma, sentimo-nos integrados numa sociedade imaginária, sem conflitos e sem desigualdades.
A diversão, nesse sentido, é sempre alienante, conduz à resignação e em nenhum momento nos instiga a refletir sobre a sociedade em que vivemos. A indústria cultural transforma as atividades de lazer em um prolongamento do trabalho, promete ao trabalhador uma fuga do cotidiano e lhe oferece, de maneira ilusória, esse mesmo cotidiano como paraíso. Por meio da sedução e do convencimento, a indústria cultural vende produtos que devem agradar ao público, não para fazê-lo pensar com informações novas que o perturbem, mas para propiciar-lhe uma fuga da realidade. Tal fuga, segundo Adorno, faz que o indivíduo se aliene, para poder continuar aceitando com um “tudo bem” a exploração do sistema capitalista.
Nelson Dacio Tomazi - Sociologia para o Ensino Médio - Editora Saraiva - 2010 - p.183-184


Atividade: Acesse o link acima e  a  partir do vídeo responda aos questionamentos propostos:

01 - O que o autor do vídeo - Henry Bugalho - quer explicar quando diz que todos somos consumidores e todos somos produtos?

02 - Que estratégias, segundo o autor do vídeo, a Indústria Cultural se utiliza para vender seus produtos?

03 - Por que se considera que Adorno é pessimista em relação à Indústria Cultural e o público consumidor/produto?

04 - Reflita: O consumidor escolhe não refletir; se ele reflete, é excluído.

4 comentários:

  1. 1-No sistema capitalista atual, tudo gira em torno do dinheiro, fazendo com que todas pessoas dependam do dinheiro, realizando mudanças na produção cultural assim afetando a todos que participam de determinada cultura.

    2-A indústria cultural busca atrair os seus consumidores, e cria uma fantasia sobre a diversidade dos produtos,mas na verdade os produtos são os mesmos porém o que varia é o publico alvo, como o cinema que existe diversos gêneros de filmes para determinada idade e faz com que a pessoa busque assistir o filme tendo em mente algo que vai acontecer. A industria cultural também usa determinadas características que são marcantes em determinados produtos causando um tipo de expectativa para o consumidor e ele
    não busca só consumir os produtos de determinada gênero ou gosto, ele acaba sendo atraído por todos os itens relacionados ao produto.

    3-Adorno diz que isso tudo é um tipo de manipulação, que não tem como sair, não importa oque você faça, ou até resista em comprar determinado produto, mas sempre utilizará um produto que esteja ligado a essa fábrica de culturas e tornando a população dependente eterna da industria cultural .

    4-Se o consumidor pensar nos motivos que ele está comprando determinado produto ou tudo oque está relacionado, ele acaba desistindo de realizar a compra, pois ele vê a verdade sobre tudo o que está por de trás desses itens, e se ele não realizar essa compra ele se sente excluído, porque todos a sua volta possuem aquele item e ele não, então o consumidor prefere não pensar muito na hora da obtenção de algum produto.

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  2. 1-No sistema capitalista atual o mercado é quem manda então tudo gira em torno da geração de capital não apenas os produtos como a própria indústria cultural está envolvida, para isso precisa atrair o maior número de consumidores possível.

    2-Os meios utilizados são tv, rádio ,jornais ,revistas e as várias formas de entretenimento ,assim a indústria cultural cria ilusão de adversidade, são feitos de uma maneira que aumente o consumo ,que molde os hábito, eduque, informe e alguns até consegue atingir toda sociedade. Mostram pessoas famosas utilizando ou mostrando os seus produtos, dando a ideia de que são os melhores, criando um mundo fora da realidade.

    3-Para Adorno, o homem, nessa Indústria Cultural, não passa de mero instrumento de trabalho e de consumo, ou seja, objeto. O homem é tão bem manipulado e ideologizado que até mesmo o seu lazer se torna uma extensão do trabalho. Portanto, o homem ganha um coração-máquina. Tudo que ele fará, fará segundo o seu coração-máquina, isto é, segundo a ideologia dominante. A Indústria Cultura,que tem com guia a racionalidade técnica esclarecida, prepara as mentes para um esquematismo que é oferecido pela indústria da cultura.

    4-A Indústria Cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente. no ato de questionar sobre produtos que famosos usam ,dizendo que não é satisfeito com aquele tal produto ,a pessoa será de uma certa forma julgada, até mesmo pela sociedade.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. 1-No sistema capitalista atual o mercado é quem manda então tudo gira em torno da geração de capital não apenas os produtos como a própria indústria cultural está envolvida, para isso precisa atrair o maior número de consumidores possível.
    2- Segundo o autor do vídeo, a estratégia desenvolvida pela indústria cultural é a ilusão da diversidade, ou seja, as pessoas criam diversos gêneros de filmes por exemplo nos cinemas para agradar diversos públicos, sendo que são os mesmo produtos embalados de maneira diferente.
    3-Adorno firma que somos manipulado a todo instante que compramos algo, pois por mais que tentamos resistir a certos produtos, sempre estaremos ligados a indústria cultural.
    4- Se o consumidor parar para pensar no motivo que está comprando determinado produto, ele provavelmente não realizará a compra, pois ele vai perceber que talvez não é aquilo realmente que lhe satisfaça ou por não ter dinheiro, mas se ele fizer isso será visto de outra forma pela sociedade pela simples fato de não está comprando o que o padrão a indústria cultural impõe.

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